A EaD nas políticas de formação continuada de professores



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ciências Sociais na Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida

Orientador: Vicente Rodriguez


Assunto: Ensino a distancia,Professores - Educacao (Educacao permanente),Politicas publicas,Politicas educacionais,Tecnologia educacional,Descentralizacao,Distance learning,Teachers continuing education,Policies public,Educational policies,Educational technology,Decentralization


Resumo: Resumo: As políticas de formação continuada de professores tendem ao uso da educação a distância (EaD) incorporando as novas tecnologias, o que resulta no uso intensivo do computador e da internet. Esta nova forma de EaD tem provocado um significativo debate público sobre seu uso, resultando em injustificadas críticas extremamente desfavoráveis à EaD. A presente pesquisa visa oferecer subsídios para que o debate das políticas de formação continuada de professores possa se dar de forma menos danosa a EaD e mais favoráveis à qualidade da formação dos professores. O objetivo central da presente pesquisa foi entender a EaD nas políticas de formação continuadas de professores. Para isso investigou a capacidade, ou adaptabilidade, dos professores da educação básica para participarem e aproveitarem adequadamente de cursos de formação continuada baseados na EaD utilizando como suporte tecnológico os computadores e a internet. Foi utilizado como objeto de análise o curso de Gestão Educacional (GESTORES), oferecido de modo semi-presencial, para 6000 alunos, entre 2005 e 2007. O convênio foi estabelecido via órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), responsável pela formação continuada: a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Como conclusão pudemos verificar que as políticas no campo de formação continuada de professores, que se utilizam da EaD baseada no uso das novas tecnologias, necessitam serem mais adequadas ao público atendido. Da forma como têm sido conduzida acabam por precarizar a formação docente e excluir parte dos profissionais, ao invés de proporcionar sua inclusão.


Abstract: Abstract: Policies for teachers continuing education tend to resort to online distance learning (DL). This has implied intensive use of computers and the Internet. Significant public debate on this new form of DL has led to unjustified, extremely unfavorable criticism. The present research provides elements allowing public policies for teachers continuing education to be discussed in a way that is less detrimental to DL and more favorable to the quality of teachers education. The present research tried to understand the place of DL in the policies for teachers cointinuing education. It investigated the capacity or adaptability of basic education teachers to participate and appropriately take advantage of continuing education courses based on online DL. Its analyses focused on a hybrid course of Education Management (GESTORES) taken by 6,000 pupils between 2005 and 2007. Such course was established through an agreement with the Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP - Coordination of Studies and Pedagogic Norms), the department of the Secretary of Education of São Paulo State (SEESP) in charge of continuing education. As a conclusion, the policies for teachers continuing education based on online DL need to be better suited to their target public. Otherwise, they will end up weakening teachers education and excluding part of these professionals instead of including them.,\$aCiencias Sociais na Educação


Referência: VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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